No dia 21 de outubro eu comecei a participar do NaNoWriMo ou National Novel Writing Month que é uma abordagem divertida, do tipo faça-você-mesmo de escrita criativa organizada pelo sindicato de escritores dos Estados Unidos.
Enfim, o desafio proposto era de escrever um romance de no mínimo 50.000 palavras em até 30 dias. Eu aceitei o desafio e iniciei um projeto totalmente novo durante meu período de férias.
Hoje, com muito orgulho, devo dizer que finalizei 52.000 palavras e fechei a versão inicial de meu mais novo projeto!
Acredito que é importante comentar que hoje em dia os grandes romances alcançam de 80.000 a 120.000 palavras, no entanto, 50.000 palavras giram em torno de 170 páginas e muitas boas histórias já foram feitas com essa quantidade de conteúdo. Vamos citar alguns exemplos:
- The Hitchhiker's Guide to the Galaxy by Douglas Adams (46,333 words)
- The Great Gatsby by F. Scott Fitzgerald (50,061 words)
- As I Lay Dying by William Faulkner (56,695 words)
- The Giver by Lois Lowry (43,617 words)
- Speak by Laurie Halse Anderson (46,591 words)
- A Separate Peace by John Knowles (56,787 words)
- Fahrenheit 451 by Ray Bradbury (46,118 words)
Posso dizer que essa maratona pessoal me ensinou muito sobre a minha capacidade de organização e escrita. Por citar alguns exemplos:
- Fuja das distrações na hora de escrever! Eu acabei me desligando completamente da internet, voltei a escrever a mão e enchi dois cadernos;
- Inspire-se sempre e de maneiras diferentes. No meu caso, aproveitei que estava viajando e visitando enormes museus!
- Não julgue o que você escreve, primeiro escreva a história toda. A hora do julgamento e das correções começa agora, na revisão;
- Não mostre o trabalho para ninguém. Sua história ainda está sendo criada, finalize primeiro;
- Escreva todos os dias. Se for possível escrever 2000 palavras, legal! Senão escreva 200 ou 20 palavras por dia. Mas continue escrevendo sempre;
- Busque refletir sobre o seu trabalho mas não julgue nada ainda. Deixe sua imaginação fluir e suas idéias tomarem forma. Crie espaço para a história que o seu subconsciente quer contar.
Eu sei que é agora que realmente o trabalho começa! A história foi toda desenvolvida e chegou o momento de revisar, revisar e revisar.
Quando finalmente eu achar que essa pretensa "pedra preciosa", que eu descobri debaixo desse primeiro rascunho, já está lapidada é que eu poderei apresentar e ouvir os julgamentos e críticas dos revisores, editores e leitores.
Quando finalmente eu achar que essa pretensa "pedra preciosa", que eu descobri debaixo desse primeiro rascunho, já está lapidada é que eu poderei apresentar e ouvir os julgamentos e críticas dos revisores, editores e leitores.
Enfim. Só posso agradecer a minha família e amigos pelo apoio nesses dias e realmente espero que todos gostem de uma boa história de mistério e ficção!
Adorei o processo e vou continuar utilizando nos meus próximos projetos.
Adorei o processo e vou continuar utilizando nos meus próximos projetos.
http://escribasonolento.blogspot.com.br/2014/10/participe-do-nanowrimo-voce-tambem.html
Para acessar o site do projeto clique em:
www.nanowrimo.org
P.S. - Assim que tiver novidades sobre a revisão dessa história eu avisarei! ;)
Estamos ansiosos para ler em primeira mão!
ResponderExcluirJuliano, boa sorte na sua empreitada! Tomara que o seu esforço seja bem recompensado, com ótima receptividade junto aos leitores. E que você consiga publicar o seu trabalho, em livro, na Internet e em e-book. Tomara!
ResponderExcluir