• "Às vezes é preciso se render ao fantástico, parar de buscar respostas ou conclusões. Às vezes devemos simplesmente deixar o mito e a lenda tomarem os seus lugares. É isso que conta. É isso que nos faz diferente..."

    JBAlves

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

EDGAR ALLAN POE


Edgar Allan Poe nasceu em Boston, no dia 19 de Janeiro de 1809 e foi um escritor, poeta, editor e crítico literário americano que recebe agora, como presente de aniversário, o título de criador de mundos.

Poe fez parte do movimento romântico americano e ficou conhecido por suas histórias que envolviam situações misteriosas e macabras. Ele foi um dos primeiros escritores americanos de contos, considerado o inventor do gênero ficção policial e também recebendo crédito pela contribuição ao emergente gênero de ficção científica.



Uma curiosidade, alguns dizem que ele foi o primeiro escritor americano conhecido a tentar ganhar a vida através da escrita por si só. O que infelizmente resultou em uma vida e carreira financeiramente difícil.

Sua carreira começou humildemente com a publicação de uma coleção anônima de poemas, Tamerlane and Other Poems em 1827. Depois disso, Poe mudou seu foco para a prosa e passou os próximos anos trabalhando para revistas e jornais, tornando-se conhecido por seu próprio estilo de crítica literária.

Seu trabalho o obrigou a se mudar para diversas cidades, incluindo Baltimore, Filadélfia e Nova York. Em Baltimore, em 1835, casou-se com Virginia Clemm, sua prima de 13 anos de idade. Em Janeiro de 1845, Poe publicou seu poema The Raven que alcançou um sucesso instantâneo.

Sua esposa morreu de tuberculose dois anos após a publicação. Ele começou a planejar a criação de seu próprio jornal, The Penn (posteriormente renomeado para The Stylus), porém morreu antes que pudesse ser produzido em 7 de Outubro de 1849, aos 40 anos,

A causa de sua morte é desconhecida e foi por diversas vezes atribuída ao álcool, congestão cerebral, cólera, drogas, doenças do coração, raiva, suicídio, tuberculose entre outros agentes.

Suas obras influenciaram a literatura ao redor do mundo, mesmo em campos especializados, tais como a cosmologia e a criptografia. Atualmente seus trabalhos aparecem ao longo da cultura popular na literatura, música, filmes e televisão.


Edgar Alan Poe encontra H.P.Lovecraft!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários e sugestões.