• "Às vezes é preciso se render ao fantástico, parar de buscar respostas ou conclusões. Às vezes devemos simplesmente deixar o mito e a lenda tomarem os seus lugares. É isso que conta. É isso que nos faz diferente..."

    JBAlves

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Watchmen - Dos quadrinhos para o cinema.

Watchmen é uma das mais famosas e bem feitas séries em quadrinhos escrita por Alan Moore e ilustrada por Dave Gibbons. Ela foi publicada originalmente em doze edições mensais pela editora estadunidense DC Comics entre 1986 e 1987.

Watchmen é considerada um marco importante na evolução dos quadrinhos nos EUA: introduziu abordagens e linguagens antes ligadas apenas aos quadrinhos ditos alternativos, além de lidar com temática de orientação mais madura e menos superficial, quando comparada às histórias em quadrinhos comerciais publicadas. O sucesso de crítica e público ajudou a popularizar o formato conhecido como graphic novel, até então pouco explorado pelo mesmo mercado.

Watchmen, no contexto dos quadrinhos da década de 1980, juntamente com The Dark Knight Returns, de Frank Miller e Maus, de Art Spiegelman foi um dos responsáveis por despertar o interesse do público adulto para um formato até então considerado infanto-juvenil.

A trama de Watchmen é situada nos EUA de 1985, um país no qual aventureiros fantasiados seriam realidade. O país estaria vivendo um momendo delicado no contexto da Guerra Fria e em vias de declarar uma guerra nuclear contra a União Soviética.

A trama envolve os episódios vividos por um grupo de super-heróis do passado e do presente e os eventos que circundam o misterioso assassinato de um deles. Watchmen retrata os super-heróis como indivíduos verossímeis, que enfrentam problemas éticos e psicológicos, lutando contra neuroses e defeitos, e procurando evitar os arquétipos e super-poderes tipicamente encontrados nas figuras tradicionais do gênero. Isto, combinado com sua adaptação inovadora de técnicas cinematográficas, o uso frequente de simbolismo, diálogos em camadas e metaficção, influenciaram tanto o mundo do cinema quanto dos quadrinhos.

Já que uma adaptação para o cinema, dirigida por Zack Snyder está atualmente em pós-produção venho trazer a vocês três videos interessantes sobre o tema.

É sempre interessante comentar que os quadrinhos deixaram de ser apenas um passatempo para se tornarem fonte de inspiração para diversas outras mídias. Sendo assim deixo um trailer do filme, o vídeo do game e uma animação 2D baseado numa história em quadrinhos que aparece dentro do quadrinho do Watchmen. Divirtam-se!








Who watches the watchmen?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários e sugestões.