• "Às vezes é preciso se render ao fantástico, parar de buscar respostas ou conclusões. Às vezes devemos simplesmente deixar o mito e a lenda tomarem os seus lugares. É isso que conta. É isso que nos faz diferente..."

    JBAlves

sábado, 22 de novembro de 2014

Finalizei o meu primeiro NaNoWriMo!



No dia 21 de outubro eu comecei a participar do NaNoWriMo ou National Novel Writing Month que é uma abordagem divertida, do tipo faça-você-mesmo de escrita criativa organizada pelo sindicato de escritores dos Estados Unidos.

Enfim, o desafio proposto era de escrever um romance de no mínimo 50.000 palavras em até 30 dias. Eu aceitei o desafio e iniciei um projeto totalmente novo durante meu período de férias.

Hoje, com muito orgulho, devo dizer que finalizei 52.000 palavras e fechei a versão inicial de meu mais novo projeto!

Acredito que é importante comentar que hoje em dia os grandes romances alcançam de 80.000 a 120.000 palavras, no entanto, 50.000 palavras giram em torno de 170 páginas e muitas boas histórias já foram feitas com essa quantidade de conteúdo. Vamos citar alguns exemplos:

  • The Hitchhiker's Guide to the Galaxy by Douglas Adams (46,333 words)
  • The Great Gatsby by F. Scott Fitzgerald (50,061 words)
  • As I Lay Dying by William Faulkner (56,695 words)
  • The Giver by Lois Lowry (43,617 words)
  • Speak by Laurie Halse Anderson (46,591 words)
  • A Separate Peace by John Knowles (56,787 words)
  • Fahrenheit 451 by Ray Bradbury (46,118 words)

Posso dizer que essa maratona pessoal me ensinou muito sobre a minha capacidade de organização e escrita. Por citar alguns exemplos:
  1. Fuja das distrações na hora de escrever! Eu acabei me desligando completamente da internet, voltei a escrever a mão e enchi dois cadernos;
  2. Inspire-se sempre e de maneiras diferentes. No meu caso, aproveitei que estava viajando e visitando enormes museus!
  3. Não julgue o que você escreve, primeiro escreva a história toda. A hora do julgamento e das correções começa agora, na revisão;
  4. Não mostre o trabalho para ninguém. Sua história ainda está sendo criada, finalize primeiro;
  5. Escreva todos os dias. Se for possível escrever 2000 palavras, legal! Senão escreva 200 ou 20 palavras por dia. Mas continue escrevendo sempre;
  6. Busque refletir sobre o seu trabalho mas não julgue nada ainda. Deixe sua imaginação fluir e suas idéias tomarem forma. Crie espaço para a história que o seu subconsciente quer contar.

Eu sei que é agora que realmente o trabalho começa! A história foi toda desenvolvida e chegou o momento de revisar, revisar e revisar.

Quando finalmente eu achar que essa pretensa "pedra preciosa", que eu descobri debaixo desse primeiro rascunho, já está lapidada é que eu poderei apresentar e ouvir os julgamentos e críticas dos revisores, editores e leitores.

Enfim. Só posso agradecer a minha família e amigos pelo apoio nesses dias e realmente espero que todos gostem de uma boa história de mistério e ficção!

Adorei o processo e vou continuar utilizando nos meus próximos projetos. 

Se quiser saber sobre como tudo começou. Acesse o post abaixo.
http://escribasonolento.blogspot.com.br/2014/10/participe-do-nanowrimo-voce-tambem.html

Para acessar o site do projeto clique em:

www.nanowrimo.org



 P.S. - Assim que tiver novidades sobre a revisão dessa história eu avisarei! ;)




 

2 comentários:

  1. Estamos ansiosos para ler em primeira mão!

    ResponderExcluir
  2. Juliano, boa sorte na sua empreitada! Tomara que o seu esforço seja bem recompensado, com ótima receptividade junto aos leitores. E que você consiga publicar o seu trabalho, em livro, na Internet e em e-book. Tomara!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seus comentários e sugestões.