• "Às vezes é preciso se render ao fantástico, parar de buscar respostas ou conclusões. Às vezes devemos simplesmente deixar o mito e a lenda tomarem os seus lugares. É isso que conta. É isso que nos faz diferente..."

    JBAlves

sexta-feira, 21 de março de 2014

Michio Kaku - Civilizações alienígenas


Assista a palestra de Michio Kaku, um dos maiores físicos da atualidade, apresentada durante o GCF (Global Competitiveness Forum) de 2011 na Arábia Saudita onde ele comenta sobre os tipos de civilizações que a raça humana pode ter contato no futuro. Eu gosto muito de sua classificação porque cada tipo de civilização tecnológica depende da capacidade de manipulação de energia.


Essa classificação é chamada de Escala de Kardashev e é um método proposto pelo astrofísico russo Nikolai Kardashev para medir o grau de desenvolvimento tecnológico de uma civilização. Essa classificação foi apresentado originalmente em 1964 e utiliza-se de três etapas ou tipos, classificando as civilizações baseado na quantidade de energia coletada, utilizada e processada e seu aumento em escala logarítmica.

As três etapas de Kardashev são:

Tipo I - Uma civilização capaz de aproveitar toda a energia potencial de um planeta, aproximadamente 1016 W. A significação real dessa classificação é muito efêmera; a Terra especificamente tem uma capacidade energética de aproximadamente 1.74×1017 W. A definição original de Kardashev era de 4×1012 W. (Kardashev definiu o Tipo I como "um nível tecnológico próximo ao nível alcançado atualmente na Terra", "atualmente" significando 1964). Um planeta tipo I se trataria de uma ecumenópole.

Tipo II - Uma civilização capaz de aproveitar toda a energia potencial de uma estrela, aproximadamente 3.86×1026 W. A definição original de Kardashev era de 4×1026 W.

Tipo III - Uma civilização capaz de aproveitar toda a energia potencial de uma galáxia, aproximadamente 1036 W. Esta classificação é muito efêmera, já que as galáxias variam enormemente em tamanho, formato e calor emitido. A definição original de Kardashev era de 4×1037 W.

Todas essas civilizações são puramente hipotéticas até o presente momento. Entretanto, a Escala de Kardashev é utilizada pelos pesquisadores do SETI, autores de ficção científica e futurologistas como uma orientação teórica.

Gostou? Ficou inspirado em escrever um conto de ficção científica depois disso? Então assista antes algumas cenas épicas que separei justamente para apresentar como seria o encontro de diferentes tipos de civilização. 

Divirta-se!

Para começar. Uma civilização Tipo 1 encontra um Tipo 0. Resultado: Invasão Planetária


Agora uma civilização Tipo 2 encontra um tipo 1. Resultado: Destruição de grande parte do planeta através de múltiplos ataques.


Épico, mas nem tanto quanto uma civilização Tipo 3 encontrando uma Tipo 1. Resultado: Destruição total do Planeta. Clássico Star Wars!


E se uma civilização Tipo 4 (Q) encontrasse uma Tipo 2 (Federação) e os apresentasse para um Tipo 3 (Borgs). Resultado: Conseguimos observar quão grande é a diferença de poder entre cada uma das civilização.


E apenas por pura diversão vamos assistir um pouco mais. 


Civilizações Tipo 2 em guerra. 
Resultado: Um espetáculo se for apenas um filme. Nem quero imaginar se fosse de verdade.  


E por fim. Uma civilização Tipo 3 em Guerra com um Tipo 2. Em uma das melhores batalhas do universo Star Trek. Resultado: Naves estelares sendo dizimadas aos montes! 



Por fim só resta dizer uma coisa. Live long and Prosper, Dr. Michio Kaku!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários e sugestões.