• "Às vezes é preciso se render ao fantástico, parar de buscar respostas ou conclusões. Às vezes devemos simplesmente deixar o mito e a lenda tomarem os seus lugares. É isso que conta. É isso que nos faz diferente..."

    JBAlves

domingo, 9 de junho de 2013

Anunciada a segunda edição do Concurso Hydra de Literatura Fantástica Brasileira




A revista norte-americana Orson Scott Card’s Intergalactic Medicine Show (IGMS) e os websites brasileiros A Bandeira do Elefante e da Arara e Universo Insônia se uniram mais uma vez para levar o melhor da ficção especulativa brasileira para os leitores de língua inglesa do mundo inteiro, através da segunda edição do Concurso Hydra de Literatura Fantástica Brasileira.


Um painel de juízes brasileiros selecionará três finalistas entre os contos de literatura fantástica publicados no Brasil em 2011 e 2012. Orson Scott Card, um dos autores mais vendidos do mundo da ficção especulativa e Edmund R. Schubert, editor da IGMS, vão escolher o vencedor entre os finalistas. Os três finalistas terão seus contos traduzidos para o inglês e o vencedor receberá publicação remunerada na revista Intergalactic Medicine Show.



O autor Orson Scott Card é novamente destaque no Brasil, pois a Devir acaba de lançar no país o quarto volume da premiada saga de Ender, Os Filhos da Mente. O primeiro livro da série, O Jogo do Exterminador (Ender’s Game) está sendo adaptado para o cinema e o filme será lançado este ano com participação de Harrison Ford e Ben Kingsley. Card comenta: "Desde a época em que vivi no Brasil no começo dos anos 70, a nação e o povo brasileiro têm sido importantes para mim. Continuo seguindo o panorama de ficção científica brasileira, e tenho orgulho que a IGMS facilitará a apresentação de alguns destes escritores aos leitores americanos. Até agora, leitores americanos têm pouca ideia da quantidade de bons trabalhos que estão sendo feitos no nosso gênero no Brasil."


Esta segunda edição será organizada pelo publicitário e agitador cultural Tiago Castro, coorganizador do Fantasticon, maior evento do gênero no país e editor do site Universo Insônia. Tiago escreve: "Foi um grande prazer participar da primeira edição do concurso, uma iniciativa tão interessante para ficção especulativa brasileira. O trabalho foi intenso, principalmente pela qualidade dos contos recebidos, mas no final o resultado foi bastante recompensador. Estou feliz e ansioso com a oportunidade de organizar esta segunda edição.”


A primeira edição do concurso foi realizada em 2011. Os dois primeiros colocados, Brontops Baruq e Flávio Medeiros, tiveram seus contos publicados em inglês na revista IGMS, recebendo remuneração pela publicação e destaque na imprensa internacional. Brontops Baruq, vencedor da primeira edição, relata: "O Concurso Hydra foi uma injeção de autoconfiança e me inspirou a continuar escrevendo. Fico feliz de saber deste novo concurso e espero que ele continue abrindo portas e caminhos, além de levar mais da literatura fantástica brasileira a novos hemisférios”.


Os três contos finalistas serão traduzidos para o inglês por Christopher Kastensmidt, autor finalista do Prêmio Nebula, professor da UniRitter e fundador do Concurso Hydra. Christopher acrescenta: "Foi uma honra trabalhar com Orson Scott Card e IGMS durante o primeiro Concurso Hydra, e estou muito feliz que eles estão apoiando esta iniciativa mais uma vez. É muito difícil o autor brasileiro ser publicado no exterior, e as publicações resultantes da primeira edição tiveram um enorme impacto sobre as carreiras dos finalistas. Também, a parceira deu uma visibilidade internacional inédita à comunidade de ficção especulativa brasileira."


Edmund R. Schubert, editor da IGMs diz: "Eu acho que explorar pontos de vista e atitudes interculturais não é apenas saudável, mas absolutamente necessário, em um mundo cada vez mais interligado, onde a ficção científica e a fantasia são a voz de quem é “estranho”, “alienígena”, literalmente e metaforicamente. É a voz que explora diferenças que nos tornam iguais. Na edição inaugural do concurso Hydra, ao invés de publicar apenas o vencedor (como foi originalmente planejado), IGMS publicou dois dos finalistas, e foi muito gratificante ver como o concurso foi bem recebido no Brasil, assim como ver as histórias premiadas  bem recebidas nos Estados Unidos. Mal posso esperar para ver o que o segundo concurso Hydra nos trará”.


O nome do Concurso Hydra vem da constelação.  Esta constelação com nome de um monstro mítico atravessa a equador celestial, unindo os hemisférios celestiais norte e sul, da mesma maneira que o Concurso Hydra espera juntar os hemisférios norte e sul de ficção especulativa. A constelação Hydra também aparece na bandeira brasileira.


As inscrições serão abertas de 15 de julho a 31 de agosto, e todos os autores brasileiros com contos que se encaixam no gênero de literatura fantástica e que foram publicados pela primeira vez nos anos de 2011 e 2012 podem participar. O regulamento em português será disponibilizado até o dia 15 de julho no site Universo Insônia (universoinsonia.com.br). Não existe taxa de inscrição e o vencedor receberá tradução do conto para inglês e contrato de publicação na IGMS, com pagamento padrão da revista.


Sobre Orson Scott Card’s Intergalactic Medicine Show


Fundada em 2005 pelo multipremiado escritor Orson Scott Card, e editada desde 2006 por Edmund R. Schubert, IGMS é uma revista online bimensal premiada que publica contos ilustrados de ficção científica e fantasia, histórias, entrevistas, resenhas e muito mais.  Autores vão de profissionais conhecidos como Peter Beagle e David Farland até autores fazendo sua estreia profissional. O site da revista é www.intergalacticmedicineshow.com.


Sobre The Elephant and Macaw Banner


A Bandeira do Elefante e da Arara (The Elephant and Macaw Banner) é uma série internacionalmente premiada de fantasia situada no Brasil do século XVI. As histórias contam as aventuras de Gerard van Oost e Oludara, uma dupla improvável de heróis que se encontram em Salvador.  Notícias, arte e informações sobre as referências culturais e históricas podem ser encontrados no site www.ABandeira.org.


Sobre o Universo Insônia


O site Universo Insônia publica artigos, notícias e opiniões sobre literatura fantástica, cinema, quadrinhos, séries de TV, jogos analógicos e digitais, desenhos animados e cultura pop fantástica em geral. O principal objetivo do site é divulgar e apoiar os profissionais da área da cultura fantástica brasileira, mas também traz conteúdo sobre as diversas produções internacionais. www.universoinsonia.com.br


...


Mais informações falem com Tiago Castro, organizador do concurso pelo email: contato@tiagocastro.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários e sugestões.