• "Às vezes é preciso se render ao fantástico, parar de buscar respostas ou conclusões. Às vezes devemos simplesmente deixar o mito e a lenda tomarem os seus lugares. É isso que conta. É isso que nos faz diferente..."

    JBAlves

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Um pouco sobre teoria do "caos".


"Anybody hear that? It's a, um... It's an impact tremor, that's what it is... I'm fairly alarmed here."
-  Dr. Ian Malcolm - 

Formado por sistemas complexos, dinâmicos e deterministas, é um fenômeno fundamental de instabilidade que apela para a sensibilidade e para a recorrência a longo prazo.

No entanto, como a sociedade é instável. As pessoas muitas vezes sofrem de uma falta de parâmetros e variáveis coerentes. Sendo assim, acabam sendo causadores da interação de elementos aleatórios.

Uma nuvem que passa no céu. O calor e o frio que sentimos ou mesmo a evaporação de todas as nossas aspirações. Tudo isso está sendo afetado pelas condições da leitura, ou falta dela, sob diferentes superfícies e situações.

A conseqüência desta instabilidade pode ser bem a causa de todos esses resultados. Atualmente por exemplo, itens comuns como o vinagre ou mesmo alguns centavos podem perturbar as leis de uma sociedade, causando assim uma revolução ainda não definida.
Esta, se apresenta uma falta de sensibilidade onde as perturbações (ruídos) e erros de alguns no poder, movimentam toda uma população.

E assim, o que traz resultados, na prática, são os atos imprevisíveis que podem e devem ocorrer ao acaso. Pois mesmo em sistemas nos quais não há ruído, mudanças microscópicos no discernimento de alguns podem afetar a todos.

E a internet, como grande parceira da teoria do caos, principalmente por causa de seu grande número de interações, pode levar esse resultado aleatório ao que chamamos de um Caos casual e ao mesmo tempo determinado.

Na verdade, a complexidade da maioria dos sistemas humanos sempre nos leva a uma abordagem que nos impede de entender ou refletir a maioria do que pensamos. Isso acaba colocando pessoas iguais, tal como manifestantes e policiais lutando entre si por uma liberdade microscópica que é tratada apenas como breve ruído por aqueles que detém o poder.

Este método foi explicado e revirado muitas vezes por Maquiavel. Pois, é exatamente isso que os detentores da ordem querem, Poder. Fato esse que normalmente não ocorre na natureza.

Mesmo assim, se falarmos de natureza. Devo lembrar que uma das mais conhecidas bases da teoria do "caos" é o chamado "efeito borboleta".

Resumindo a minha maneira. Se uma borboleta bate asas em sua cidade, ela pode e vai causar um terremoto em todo o Brasil!

#VemPraRua  #EuTenhoMotivosPraLutar  #ForaBandidos  #ogiganteacordou 


Creative Commons License
Um pouco sobre teoria do "caos". by JBAlves is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários e sugestões.