• "Às vezes é preciso se render ao fantástico, parar de buscar respostas ou conclusões. Às vezes devemos simplesmente deixar o mito e a lenda tomarem os seus lugares. É isso que conta. É isso que nos faz diferente..."

    JBAlves

domingo, 23 de dezembro de 2012

E O MUNDO NÃO ACABOU! FELIZ 2013!




Porque o Mundo Não Acabou Ontem muitos se perguntam? Porque nenhum estranho alienígena como o Galactus (personagem da marvel HQ) não apareceu e acabou com o planeta? O calendário Maia estava errado?

Bem, de acordo com relatos da mídia sobre uma antiga profecia Maia, o mundo deveria ser supostamente destruído em 21 de Dezembro de 2012 mas a coisa toda foi um equívoco desde o começo pois segundo o Dr. John Carlson, diretor do Centro de Arqueoastronomia o calendário Maia não acaba em 21 de Dezembro de 2012. Na realidade o calendário Maia foi projetado para acompanhar longos períodos sendo assim o mais complexo sistema de calendários já desenvolvido.



E já que o calendário Maia é semelhante ao odômetro dos carros por causa da rotação dos dígitos, o calendário pode 'zerar' e se repetir. E esta repetição é a chave para o fenômeno 2012. Ou seja, de acordo com a teologia maia o mundo foi criado 5125 anos atrás na data correspondente a 11 de Agosto de 3114 A.C. e o contador zerou agora em 21 de Dezembro de 2012.

E já que ele não acabou, não custa refletir sobre o universo e tudo o que temos a nossa volta. Para isso eu cito a animação Beginning que conduz o espectador através da história da criação do universo. Esse vídeo realizado por Grzegorz Nowiński do Novina Studio, foi criado para ser projetado na água. Seus efeitos, texturas e movimentos criam uma perspectiva lúdica para contar uma história real, e muito bonita.

Além de refletir sobre o início do universo devemos refletir sobre nosso lugar nele. Pensando sobre o que realmente podemos fazer de nossas vidas nesse pequeno ponto azul chamado terra. Sendo assim, ninguém melhor que o mestre Carl Sagan nos vídeos editados por Reid Gower para fazer isso.



Gostou desse vídeo? Então assista os outros 07 capítulos no youtube:

Série Sagan capítulo 1 - A fronteira estava em toda parte
Série Sagan capítulo 2 - A vida procura por vida
Série Sagan capítulo 3 - Uma fábula reconfortante
Série Sagan capítulo 4 - NASA per aspera ad astra
Série Sagan capítulo 5 - SETI Decida escutar
Série Sagan capítulo 6 - O fim de uma era
Série Sagan capítulo 7 - A perspectiva astronômica ampla

E é claro. Eu não poderia deixar de citar o clássico programa Pale Blue Dot de Sagan também.



E agora, se queria ver o mundo acabando...



Enfim. Desejo a todos um maravilhoso 2013. O mundo não acabou, ainda. Então vamos viver bem nossas vidas. Se quiser saber mais sobre a questão do calendário Maia assista abaixo o conteúdo ou acesse www.nasa.gov/2012 para mais vídeos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários e sugestões.