• "Às vezes é preciso se render ao fantástico, parar de buscar respostas ou conclusões. Às vezes devemos simplesmente deixar o mito e a lenda tomarem os seus lugares. É isso que conta. É isso que nos faz diferente..."

    JBAlves

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Finalmente os jogos eletrônicos são reconhecidos como cultura pela legislação brasileira!

Game Invasão ET - Empresa Oniria


Finalmente o Brasil começou a dar mais alguns passos importantes no mercado de entretenimento eletrônico mundial!

Segundo a matéria do site Techtudo, agora os games já são considerados pela legislação brasileira como cultura. Quadro bem diferente do que o anterior, quando eles eram considerados jogos de azar – fator que também contribuía e muito para que os jogos eletrônicos sejam lançados com um preço elevado no Brasil, graças aos altos impostos.



Este trabalho aconteceu grande parte pelo esforço de uma iniciativa chamada “Jogo Justo”.  Além de conseguir a façanha de fazer com que os games se tornem um produto cultural, o projeto contribuiu para que a cobrança do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) se tornasse isenta para os games. A decisão foi aprovada em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados, mas ainda conta com mais duas etapas: será analisada pelas comissões de Constituição e Justiça e Cidadania e Finanças e Tributação.

Entre outras ações, o projeto também contribuiu para que lojas de varejo fizessem promoções especiais como o “Dia do Jogo Justo”, que simulava a venda de jogos sem aplicação de impostos e tributos brasileiros. Aparentemente, este tipo de iniciativa causou o barulho necessário para que as coisas mudassem.

Entre as novidades para os profissionais ligados ao mercado de games no Brasil, está a possibilidade de participar de Lei de incentivo cultural Rouanet. Ela permite que empresas e desenvolvedores utilizem o dinheiro que seria aplicado no pagamento de impostos para ser convertido em produção ou recursos para a criação de jogos.

Eu venho percorrendo esse caminho e ajudando nessa luta desde o ano 2000 junto com a empresa Oniria e a Abragames e realmente muita coisa mudou. Quero pessoalmente agradecer a todos os gamers (jogadores e produtores) pelo trabalho duro e muitas vezes sem fim que tivemos. Essa notícia representa apenas um passo de muitos. Que 2012 seja mais um ano de sucesso pra todos! Mais um ano, mais um nível concluído!!! Abraços para todos!

Se quiser conhecer a matéria por completo acesse o link:
http://www.techtudo.com.br/jogos/noticia/2011/12/jogos-eletronicos-agora-sao-reconhecidos-como-cultura-para-a-legislacao-brasileira.html

Para conhecer mais sobre as associações Abragames e a Acigames acesse os links:
http://www.abragames.org/
http://www.acigames.com.br/

Para saber mais sobre a empresa Oniria acesse:
http://www.oniria.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários e sugestões.